Certa vez, que não vou me lembrar nem quando nem por que, li em algum lugar - na verdade era uma espécie de revista-livro, não sei direito -, um texto sobre 'Árvores'.
Mas não era um texto comum, não falava sobre biologia, nem ecologia, muito menos sobre caule, folhas, raiz e frutos - pelo menos não no sentido que possivelmente você deve estar pensando agora. (Vou falar sobre isso mais adiante)
É meio estranho e curioso explicar.
Não me recordo das palavras que foram usadas, nem tampouco de quem escreveu, contudo, a filosofia contida naquele pedaço de papel couchê fosco, adentrou meus pensamentos e a cada dia reflito sobre as poucas coisas que me lembro estarem escritas.
A partir disso, pesquisei para tentar descobrir de onde era aquele tal texto sobre a árvore, mas foi em vão, não encontrei nada.
Chego a pensar que talvez apenas eu tinha que ter visto e assimilado à minha forma, para agora poder transmitir aqui com as minhas palavras, que estão longe de serem perfeitas, entretanto são minhas, apenas a minha maneira de redigir, e ninguém conseguirá mudar isso.
A ÁRVORE, por Alessandra Caires
Árvores são seres vivos inanimados, que contraditório, não?
Árvores são plantadas, e demoram anos, décadas, séculos para crescerem e atingirem o céu.
Para as Árvores, o céu é o limite, mesmo.
Árvores são cortadas, florestas são desmatadas, e existe gente capaz de dizer que 'elas' não sentem nada.
Gente sem sentimento.
Mas as Árvores também dão frutos e florescem, obra divina de Deus.
Sim, a natureza é sábia. Não tem como não fugir ao clichê.
Árvores acima de tudo, são como nós, seres humanos.
Bom, na verdade, nós somos como as Árvores.
A RAIZ representa as nossas raízes, nosso alicerce, de onde viemos e quem e o que devemos preservar, independente do que aconteça. A raiz, nada mais é do que nossa família, nossa base, nosso apoio, nossa válvula de escape.
O CAULE representa nossa força, nosso vigor, nossa estrutura. O caule é o nosso corpo, é a nossa sustentação, é onde mesmo parecendo frágil, conseguimos carregar o resto do corpo inteiro, sem pestanejar.
Os GALHOS representam os nosso braços, que podem ser muito mais resistentes do que podemos imaginar. Os braços acalentam quando é preciso, dão bronca se necessário, mas estão sempre abertos, prontos à receber as vitórias que a vida e Deus têm à nos dar, e também para orar, para abraçar e para segurar as dificuldades com dignidade. Os galhos são nossos braços, sem dúvida, e eu nem precisaria explicar, para que fosse entendível.
As FOLHAS representam nossa emoção. É como o velho ditado "Não cai uma folha se Deus não quer", o que é bem verdade. Não acontece nada em nossa vida em vão, e as folhas são esses acontecimentos, ora bons, ora ruins, mas que servem como aprendizado para o resto da vida. Por mais que se pareçam, cada folha é única, e se alguma cair uma nova nascerá. Então, posso afirmar que as folhas também são nossa esperança de cada dia.
Se você parar para pensar, a 'história' das folhas é incrível! Chega um determinado período, designado como 'estações do ano', onde as folhas caem, e aí está o nosso renovo, nossa 'nova fase', representada por esse metáfora. As folhas caem, porque precisam dar vazão à novas folhas, que serão mais bonitas, mais vigorosas, mais resistentes, mais robustas. As folhas caem, porque precisam cair, para depois se levantar.
Os FRUTOS representam nossas ações, em especial as boas. "Você colhe o que você planta". Já repararam quantos ditados existem a partir dos feitos da natureza? São inúmeros, incontáveis, porque sim, não existe nada mais maravilhoso e certeiro, como as 'ações' da natureza.
Os frutos também têm um período todo especial para aparecerem. Frutos são plantados, mas não nascem assim, de uma hora para outra. É preciso cuidar, regar, dedicar-se à eles, para que nasçam deliciosamente graúdos e doces. Em nossa vida não é diferente. "Fazer o bem sem olhar a quem", ta aí a denominação do que são boas ações que podem virar frutos.
As FLORES representam a beleza, as coisas boas da vida. Flores são coloridas, belas, cheirosas, admiráveis. Não é a toa que as flores são símbolo de amor, afeto e ato de carinho. Quem nunca ganhou sequer uma rosinha por algum dia especial? Flor, é a beleza exterior, é nosso esteriótipo. A 'flor' significa o que e quem vamos atrair, pela principal característica física. Que loucura! A flor, a última que designei, nada mais é do que a primeira coisa a ser notada por nós mesmos.
Infelizmente não somos exatamente como as árvores. A raça humana prefere deixar de lado um tanto de qualidades importantes, por um 'rostinho' bonito, uma capa que aparece em sua frente...
Não valorizamos a força, a coragem, as boas ações, assim no ato, mas só depois de um longo caminho percorrido. Depois de muitas folhas caírem.
Claro que não se pode generalizar, mas isso é um fato, não se pode negar.
E são por essas e por outras que as Árvores têm meu sincero apreço, respeito e admiração.
Quero ser uma árvore ao pé-da-letra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário