Há tempos que o homem é caracterizado como um consumidor genuíno.
Sim, desde a época em que o escambo era atividade comum, lícita e proveniente de uma cultura o qual definitivamente não daria muito certo nos dias de hoje.
Claro que toda regra tem sim sua exceção, trocar figurinhas em um passado não tão distante era passatempo de algumas crianças, e em alguns casos o ‘escambo’ é muito utilizado em situações como “Hum, me dá seu telefone? Anota o meu ai também...”, tá, brincadeiras a parte, somos consumidores e ponto final, fato consumado e consumido... ok parei com as brincadeiras!
Mas alguém sabe distinguir as nomenclaturas ‘consumidor’ e ‘consumismo’?
Parece fácil e simples não?
Vamos lá, segundo nosso querido companheiro (que anda meio esquecido, coitado), Aurélio, seguem as definições:
Consumidor
adj.
adj.
1. Que consome; que causa consumição.
s. m.
2. Quem compra para gastar em uso próprio.
Consumismo
(consumo + -ismo)
s. m.
Hábito ou açãoação de consumir muito, em geral sem necessidade.
Estive pensando muito sobre o curso o qual resolvi estudar e levar como minha profissão para o resto da vida, a linda, fascinante da “Comunicação Social – Publicidade e Propaganda”. Incrivelmente tudo isso é uma coisa só!
Ou pelo menos elas caminham sempre juntas, às vezes o JO, as RP e RTV* dão o ar da graça no meio da comunicação, mas cada uma tem seu valor e sua função bem definida., tem espaço pra todo mundo.
Mas essas danadas das PPs* são uma pedrinha no sapato de muita gente que acha que são elas as causadoras do consumismo. Tá, talvez ‘muita gente’ até saiba o que está dizendo.
A verdade é que nós, comunicadores e publicitários que somos só fazemos é instigar os sentidos de vocês (nós) consumidores, que consumimos às vezes sem estribeiras e daí o significado de ‘consumismo’ pairando sobre muitos.
Plantar falsas necessidades pode até ser artimanha de alguns publicitários, mas ninguém mente para ninguém, se você consome algo é porque de alguma maneira aquilo irá lhe trazer um benefício, seja ele emocional ou usual mesmo.
Você vai ao banheiro, logo precisa de papel higiênico, mas o papel precisa ter folha dupla e aroma? Não. Mas isso lhe fará bem, lhe trará conforto? Sim. Ai está caro amigo, nós apenas melhoramos o que já é bom!
Necessidades fisiológicas sempre são uma boa para se arquitetar uma estratégia de fisgar e fidelizar o cliente! Nem que seja um ‘simples’ papel higiênico.
Mudando de necessidade, na hora que a fome aperta e você está na rua, tente imaginar a quantidade de opções de restaurantes, bares, lanchonetes e afins que existem em um bairro, por exemplo, é uma infinidade a perder de vista.
Pois então não quero ver ninguém lendo esse post de cara torta e tentando argumentar o contrário, se nós ‘criamos’ algo novo (ou não tão novo, só com um toque de modernidade) é porque existe um público consumidor que está enlouquecido esperando por aquele produto ou serviço, e acredite, se você ver uma coisinha diferente certamente irá querer saber o que é também!
Somos criativos, criadores e cri-cris! Depois dos 4 P’s acabo de inventar os 3 C’s (haha).
A cada dia que passa tenho mais certeza de que eu não podia ter escolhido outra área, apesar de alguns comentários maldosos de amigos de Exatas e Biológicas que acham que Humanas (em especial a PP) é trabalho de gente maluca e ‘porra louca’ só pelo fato de não usar branco e/social o tempo todo e não termos que nos portar sempre com aquela seriedade de consultório, acho que na medida do possível consigo explicar a importância da comunicação.
Não é só ‘fazer uma campanha’, é elaborar um plano, um projeto, uma pesquisa (uma bela , ou melhor, uma Sra. Pesquisa), ‘brifar’, aguardar (ansiosamente) a aprovação do cliente, ficar de olho no budget, negociar, criar, veicular, se descabelar e ver que todo aquele trabalho de noites sem dormir deu certo e seu cliente te ama (nem que seja em um período determinado) e você o ama mais ainda porque ele paga seu salário e sua comissão né baby.
Isso é vida de publicitário. Essa é a vida que eu escolhi!
*Pra quem ficou tipo boiando, JO, RP, RTV e PP são abreviações dos cursos abaixo:
JO: Jornalismo
RP: Relações Públicas
RTV: Rádio e TV
PP: Publicidade e Propaganda
Todas filhas da mãe, da mãe Comunicação Social!
Alessandra Caires
A estudante ansiosa que está à procura de um cliente p/ o TCC =S