Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro. (C.L.)


Fuce.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Semana da Comunicação

Uau, quanto tempo eu não dou o ar de minha graça por aqui.
Meu blog está meio abandonado, confesso. =/
Também pudera, estou super atarefada por conta do meu TCC, e como podem perceber, estou usando esse post como “Muro das Lamentações” haha.
Bem, na verdade, não era essa a intenção...

Desde o dia 17/10/2011 estou para escrever sobre uma palestra maravilhosa que tive na faculdade na Semana da Comunicação 2011, c/ um ex-professor chamado Filipe Crespo, Mídia da Agência África, e que também já trabalhou na Ogilvy.
Quando eu crescer quero ser como ele, (rs).

Algumas questões sobre “O que o profissional de Mídia faz e como ele trabalha”, foram abordadas, como:

- Questionamento
- Discussões
- Desmistificar paradigmas
- O Consumidor
- Como o profissional de hoje em dia deve ser e se portar?

Uma coisa que muitos se perguntam é: As mídias tradicionais e convencionais, irão ‘morrer’? olha o questionamento aí... =)

Não, as mídias não morrem, as mídias nascem, se renovam, ressurgem a cada dia.

A internet é uma ferramenta importantíssima e imprescindível, mas não vai substituir o jornal.
Há demanda para todos os tipos de meios, então ‘esqueça’ a visão subjetiva  e alienada sobre esse assunto, caro Publicitário!

O que deve acontecer daqui pra frente é uma adequação e adaptação às novas tecnologias, é combinar o anúncio do jornal, com uma variante no site do produto, e assim por diante.

Outra mídia ‘polêmica’ em relação ao seu possível ‘enterro’ é o rádio.
Está certo que não tem como inovar tanto nesse meio, já que o que é vendido é aquele comercial de 30’ ou aquela vinheta de 5’ / 15’, mas podem haver maneiras de reinventar, ou usar os formatos existentes com um texto inteligente e que fisgue o público.

Afinal, na nova Era Digital onde a Web 2.0 toma conta da internet, será que os tablets irão dominar o mundo?

A título de curiosidade:
Aqui no Brasil, no ano de 2010 a cada UM tablet vendido, 80 notebooks saiam das lojas para a casa de algum consumidor.
Hoje, em 2011, a cada 1 tablet são 19 notebooks.
Quanta diferença de um aninho pra cá, não?

O fato é que: a tendência é que mais pessoas tenham acesso a ferramentas tecnológicas com o passar dos tempos, (tempos esses, breves!).

As redes sociais estão mudando o jeito de fazermos negócio?- yeah, outro questionamento!

Sim, meus caros, e não é preciso ser muito espertalhão pra saber disso, né?
As mídias digitais estão em todos os lugares, a maioria das grandes empresas utilizam essas ferramentas para incrementar seu relacionamento com os clientes, fornecedores...

O consumidor está no poder?

Evidente que sim!  O consumidor tem o poder de elogiar e/ou criticar a marca, em milésimos de segundos com um simples clique, e PUF, uma infinidade de pessoas que nem sequer conhecem o ser humano que resolveu 'pôr a boca no trombone', são impactadas com aquela mensagem negativa (ou não né), referente ao produto “X”.

Então a lição nº 1 é: Entrou em alguma rede social? Tenha como atender o seu público, e saiba encarar críticas, pois, geralmente essas sempre vêm de ‘brinde’,


Bom, fora TUDO ISSO, também tivemos a oportunidade de analisar alguns cases sensacionais, mas que vou citar apenas alguns nesse post, porque foram muitos!

Vamos aos CASES *-*

Case 1: Mitsubishi Pajero Sport – O 4x4 para você ir mais longe 
Para trabalhar esse objetivo com o consumidor  foi feito um acordo com os canais Globosat (a cabo) onde, quando se começava a passar o comercial, a pessoa era induzida a trocar de canal e a cada emissora trocada, o carro ia percorrendo o trajeto.
Não encontrei link para ilustrar =/

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Case 2: Tipp EX – A Hunter Shoots a Bear
Esse dispensa comentários, já que encontrei o link.

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Case 3: Nestlé – Promoção Junta Brasil

Esse case foi super ousado e juntou em rede nacional os programas “Domingão do Faustão” e “Domingo Legal”, onde a tela das duas emissoras foram divididas, dando espaço para os dois apresentadores anunciarem a promoção da Nestlé.

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AGORA, O MELHOOOOOR:

Case 4: Cerveza Andes

Acho que esse também dispensa comentários e explicações, e também seria uma sacanagem eu contar, porque é foda demais (desculpem a expressão, hehe).

Bom, espero que tenham curtido esse post, super “Publicitário”, rs.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Eu curti pacas esse post. E obrigado pelos elogios que fez. Bjus e boa sorte com o TCC.

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  2. Ai, obrigada Filipe!
    Não é rasgação de seda não (como diria minha mãe), rs, falo porque é verdade mesmo.
    Finalmente consegui o cliente e estou correndo com o TCC!
    Quem sabe vc não fará parte de minha banca, não?
    Bjs

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